×

O enoturismo em Portugal e o desenvolvimento regional

valantines day enamorados vinho

O enoturismo em Portugal e o desenvolvimento regional

Dados recentes sobre o sector do enoturismo em Portugal apontam para o crescimento das vendas à porta das quintas, entre 30% a 50%, nos próximos 5 anos.

Esta prática social, que se baseia no desejo de visitar regiões vinícolas em que os turistas são convidados a viver uma combinação de experiências gastronómicas e vinícolas, poderá ser forte impulsionadora do desenvolvimento das regiões.

Existem regiões vinícolas espalhadas por todo o país, cujas adegas estão equipadas com as mais modernas tecnologias na produção de vinhos.

Estas adegas não só produzem os vinhos, como também realizam visitas às mesmas e às suas vinhas, criando a oportunidade perfeita para dar a conhecer e para comercializar os seus vinhos.

É claro que para manter o encanto que torna a experiência de visitá-las tão especial, elas precisam equilibrar o desenvolvimento moderno com a vasta história da produção de vinhos.

Este é um dos pontos fortes que muitas adegas portuguesas ainda têm, ao preservar algumas tradições ancestrais na produção dos seus vinhos.

Tradições culturais, métodos de produção de vinhos e outros produtos autênticos, incluindo experiências como provas de vinhos, capazes de enriquecer o conhecimento, são cada vez mais procuradas pelos turistas. 

O Enoturismo é muito mais que uma simples visita às caves e uma prova de vinhos. Vivenciar a cultura e a tradição é cada vez mais importante.

%wine tour experience %Wine Tour Experience

O enoturismo em Portugal tem um enorme potencial de desenvolvimento

Embora o turismo do vinho seja ainda um nicho na grande indústria global do turismo, o seu crescimento tornou-se uma força que não pode ser ignorada pelos produtores de vinho.

O vinho como produto cultural tornou-se um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do turismo nas  regiões vinícolas. A qualidade dos vinhos e a beleza das regiões vinícolas tornaram-se num importante marco do património cultural português.

Ao explorar esta vertente do negócio do turismo, as adegas vão contribuir para o aumento dos postos de trabalho, do número de visitantes das suas regiões e dos seus gastos em compras.

Consequentemente vão também atrair novos investimentos, o que levará ao desenvolvimento económico do país, assim como irá também contribuir para um futuro próspero, equilibrado e sustentável das regiões vinícolas portuguesas.

O enoturismo é, sem dúvida, cada vez mais uma tendência no que toca ao turismo e é aqui que Portugal tem a oportunidade de se tornar num destino de eleição, com ofertas turísticas que irão contribuir para o desenvolvimento das regiões, até agora, menos visitadas.

Se pretender saber mais sobre o enoturismo e perceber se este é o tipo de experiência para si, conheça algumas ofertas disponíveis clicando no banner abaixo.

%wine tour experience %Wine Tour Experience

1 comentário

Publicar comentário